Categoria: Histórias da Moda

O Secador de cabelos pode ser considerada uma das grandes invenções da história.

Afinal, diferente do ar-condicionado, máquina de lavar-louças ou o liquidificador, esse pequeno utensílio, além de tornar nossa vida mais prática, ainda é capaz de nos deixar mais bonitas.

Imagine o que seria de mim nesse dia, se não existisse esse tal de secador?!

Mas nem sempre foi tão fácil. Antes desse eletrodoméstico ser inventado as moçoilas secavam os cabelos, acreditem, com o ferro de engomar.

As que queriam fazer cachinhos, por exemplo, recorriam à ferros cilíndricosaquecidos no fogão.  Haja hidratração, hein?!

Mas logo nos anos de 1920, os primeiros secadores de cabelos elétricossurgiram. Eles eram feitos de cromo, alumínio ou aço e com o cabo de madeira, o que os deixava pesados e muito mais difíceis de usar.

secador cabelo
 
 
Nos anos 30, um plástico resistente ao calor começou a ser usado. Como ele podia ser moldado e assumir várias cores e formas, além de mais leve, a variedade de secadores foi um grande atrativos para que fossem comercializados.
Mas foi nos anos 70 que a Arno lançou um secador rosa que foi um sucesso. Bem Barbie!
A peça vinha dentro de uma charmosa maletinha, com touca e suporte de apoio. Junto com ele, uma inovação: Já não era preciso usar as mãos para segurar o secador. 
 
Fonte: blogopencloset.wordpress.com
 
Os primeiros secadores de cabelos pareciam com aquecedores e os motores eram semelhantes ao dos aspiradores de pó. Eles surgiram em 1920. Os primeiros modelos eram feitos de alumínio, cromo ou aço inoxidável e o cabo era feito de madeira, o que os tornava pesados e, portanto, difíceis de manusear.
 
secador cabelo2
 
 
Durante mais de dez anos, a empresa fabricante de motores da cidade de Racine, nos Estados Unidos da América, perseguiu a descoberta de um motor pratico e eficaz para utilizar em eletrodoméstico de pequeno formato.
 
Uma vez conseguindo isso, não foi muito difícil aplica ao secador de cabelo. O problema é que o aparelho, ainda assim, era muito volumoso.
 
Além de que tinha pouca potência, era bastante pesado, como se não bastasse, aquecia muito.
 
Foi em Racine que apareceu os primeiros modelos de secador de cabelo da historia de Mundo: o “Roce”, da Racine Univeral Motor Co., e o “Cyclone”, da Hamilton Beach.
 
Ambos eram modelos manuais e muito práticos.
 
secador cabelo3
 
 
Na década de 1930, novos aperfeiçoamentos foram melhorando o produto. Entre eles, a vantagem de se poder controlar a temperatura e a própria velocidade.
 
E também surgiu um novo material (a baquelite), um plástico resistente ao calor, que pode ser moldado e assumir várias cores e feitios.
 
Daí então, ate hoje estão inovando o produto para melhor utilização e melhor modelagem do cabelo (bem melhor agora).
 
Fonte: salaodebelezanewstyle.blogspot.com.br
0
0
0
s2smodern