Depois do reinado dos fios lisos, retos e espetados, agora também temos espaço para as ondas e cachos. Quem já tem os cabelos naturalmente crespos só precisa caprichar na hidratação para domar o volume e os fios arrepiados. Essa empreitada pede disciplina e garimpo de produtos competentes e acessíveis.
Espero estar ajudando...
A maioria das mulheres com cabelos crespos sonha com alisamentos definitivos e acredita que a rotina de beleza é mais fácil para quem tem cabelos lisos.(que não é verdade!!) Já os cabeleireiros que amam volume, textura e sabem domar os fios são fãs incondicionais dos caracóis. ?Antigamente era preciso alisar os cabelos, porque não existiam produtos eficientes para fios crespos. Agora a situação é diferente, e é possível assumir a naturalidade dos crespos e valorizá-los?, diz Eron Araújo, do salão C. Kamura. Outro defensor dos cachos é o cabeleireiro Wilson Eliodório, responsável pelo look das fotos: ?É preciso descobrir o volume do próprio cabelo e brincar com isso, em vez de tentar escondê-lo?. Para o cabeleireiro Celso Kamura, a grande novidade nessa área é que os crespos estão mais do que nunca na moda.

O cabelo crespo é naturalmente mais ressecado e opaco do que o liso, porque o movimento anelado do fio impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas. Essa é uma das principais causas do excesso de volume, dos fios arrepiados e da falta de definição dos cachos. Para driblar o problema, a rotina de beleza a ser adotada começa com um bom corte, que equilibre o volume, e o uso constante de xampu, condicionador e creme sem enxágüe (leave-in), todos com propriedades hidratantes. Quem quiser cachos mais definidos pode secar os fios com ativadores de cachos ou mousse. Depois de secos, o toque final de brilho e o controle de fios arrepiados é dado com óleos finalizadores, cera ou pomada. Semanalmente é aconselhável o uso de máscaras hidratantes, em casa ou no salão.

A lista de produtos é grande, mas existem cada vez mais cosméticos eficientes a preços variados, que podem ser encontrados até em supermercados.

NA HORA DO CORTE

A arte de dominar o volume dos cabelos começa com o corte. Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades.

Fios desfiados com franjas longas e mechas descoloridas estão na moda, e também são aconselhados para fios encaracolados. As tinturas e os tonalizantes não ressecam os cabelos crespos. 'Pelo contrário, esses produtos vão acrescentar brilho', explica o cabeleireiro Celso Kamura.

MODELAGEM

Depois de lavar e enxaguar os fios, é hora de penteá-los com um pente de dentes largos, e aplicar o creme sem enxágüe. Esse produto protege do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajuda a reduzir o volume e a modelar.

Uma dica preciosa : ?Após aplicar o creme, basta jogar a cabeça para frente e para trás, assim os cachos ficam separados desde a raiz?, diz Eliodório.

TOQUE FINAL

Depois de secos e modelados, ainda podem restar alguns fios arrepiados. O problema é controlado com os finalizadores (pomada, cera ou silicone). Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves, sempre envolvendo os cachos com os dedos, do comprimento em direção às pontas. Atenção: os dedos não podem ser passados entre os fios de dentro para fora, porque esse movimento aumenta o volume, em vez de soltar os cachos. Pelo mesmo motivo, os pentes devem ser aposentados quando o cabelo está seco. Outra dica importante é nunca aplicar os finalizadores na raiz. O único produto de tratamento pós-banho que pode atingir o couro cabeludo sem causar excesso de oleosidade é o creme sem enxágüe.

Fonte: guiadesaude.blogspot.com
Por: Franciely


Os cabelos crespos são aqueles que nascem espiralados desde a raiz. Eles são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil.

Os cabelos crespos têm excesso de volume, por isso têm a tendência de arrepiar com mais facilidade, principalmente em ambientes úmidos. Eles são mais difíceis de pentear e mais sujeitos a formação de nós, dificultando a definição dos cachos. Por isso, cuidar da beleza e saúde dos cabelos crespos é fundamental.

Como Cuidar dos Cabelos Crespos
Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.
Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.
Utilize máscaras hidratantes semanalmente, em casa ou no salão.
Corte periodicamente os cabelos, para remover as pontas ressecadas e manter o estilo do penteado em dia.
Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo.
Produtos para Cabelos Crespos
Use produtos com a função de equilibrar o volume e que contenham propriedades hidratantes.

Para ter cachos mais definidos, deve-se secar os fios com ativadores de cachos ou mousse. Depois de secos, o toque final de brilho e o controle de fios arrepiados é dado com silicone, cera ou pomada.

Utilize sempre produtos complementares como o Gel Hidratante Formador de Cachos para deixá-los hidratados e flexíveis ou o Spray Intensificador de Brilho para ajudar a prevenir o ressecamento.

Fonte: belezaesaude.dae.com.br


0
0
0
s2smodern