Categoria: Cuidados com a Pele
Para se adaptar às mudanças climáticas a pele precisa de cuidados especiais a cada estação do ano. Mas, é no inverno que a pele pode ser mais atingida pelas variações de temperatura. O frio resseca a pele e pode causar rachaduras em algumas áreas. Por isso, a hidratação é fundamental nesta época do ano.


A pele é composta de três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes e têm funções diferentes. A epiderme é camada mais externa da pele. Sua principal função é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água do organismo e a entrada de substâncias e micróbios.


A hidratação pode ocorrer de duas maneiras, interna e externamente. A interna ocorre quando o suor, formado por água e sais minerais, percorre as camadas da pele chegando à epiderme. A externa se dá através dos cosméticos e produtos específicos e da ingestão de água.


No inverno, o ressecamento acontece porque o frio intenso e o ar seco favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o grau de hidratação. O banho quente também contribui para a diminuição da camada de proteção natural da pele.

Dicas para cuidar da pele no inverno:

- Na estação mais fria do ano, a produção de suor é diminuída. O uso de hidratantes pode suprir esta perda. Mas, atenção a alguns cuidados. Antes de usar qualquer cosmético, converse com um médico dermatologista de sua confiança. Ele indicará qual o hidratante ideal para o seu tipo de pele.

- Depois de saber qual o produto ideal para sua pele, preste atenção a alguns detalhes. Para que o hidratante desempenhe a sua função corretamente a pele precisa estar limpa. O rosto é a área que sofre maiores danos com os efeitos do frio. Por isso, procure lavá-lo com água fria e com sabonete específico para o seu tipo de pele.

- A temperatura da água na hora do banho também é um fator que deve ser observado. O ideal é que ela seja morna. Além disso, o banho não deve ser demorado.

- A ausência de sol não quer dizer que se está livre da ação dos raios ultravioleta. Por isso, é fundamental usar fotoproteção diariamente, mesmo no inverno.

- A água é essencial para o bom funcionamento do organismo. O ressecamento indica que a pele está desidratada. Para uma pele bonita e saudável, os dermatologistas recomendam beber pelo menos 2 litros de água por dia, faça frio ou calor.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Folha Equilíbrio, caderno especial do Jornal Folha de São Paulo.
Autor: Thaís Vieira
0
0
0
s2smodern